quinta-feira, 6 de junho de 2013

Tarte Tatin com toque portuga




 Tanto tempo desaparecida, porque as 24 horas são demasiado pequenas para mim, ando sempre numa correria...depois vem algo que me obriga a parar e ai tenho imenso tempo e não sei o que fazer.
Com agora que tenho de fazer repouso, pezinho elevado e muito gelo, vou colocar as minhas experiências em dia.

Esta receita apareceu há uns tempos atrás em vários blogs e com existem imensas versões desta tarte, não liguei muito, mas quando chegaram amigos de surpresa na semana passada, tive de improvisar um jantar "fulminante" não tinha ideias para sobremesa, olhei para a fruteira, tinha 5 maçãs ,bases de massas nunca falta no meu frigorífico e o forno estava quente. Resolvi fazer a tarte tatim para sobremesa, maaaaas claro teve de levar um toque da Beta e saiu uma...

Tarte tatin com um toque portuga…
5 a 6 maçãs
100 gr de açucar
1 dl de vinho do porto
1 colher de sopa de margarina
1 pedaço de vagem de baunilha (+ -3 cm)
Numa frigideira que possa ir ao forno, coloca-se o açúcar e leva-se ao lume a caramelizar com a manteiga, a vagem de baunilha e o vinho do porto. Retira-se do lume e reserva-se. Descasca-se as maçãs e corta-se ao meio no sentido horizontal e retira-se o caroço, disponha-as por cima do caramelo. A frigideira deve ficar com todos os espaços preenchidos com maçãs. Leve ao lume para as maçãs cozinharem ligeiramente no caramelo dos dois lados. Quando estiverem meio cozidas retire do lume. Disponha a base da massa folhada por cima das maçãs e aconchega-se as bordas da massa ás extremidades da frigideira. Leve ao forno a 180ºC, até a massa folhada ficar cozida. Com a ajuda de um prato vire a tarte tatin ainda quente, deve-se servir de imediato.
(Eu servi com uma bola de gelado de baunilha)

4 comentários:

  1. Ficou o máximo, bem diferente.
    Bom fim de semana
    Kiss, Susana
    Nota: Ver o passatempo a decorrer no meu blog:
    http://tertuliadasusy.blogspot.pt/2013/06/3-edicao-do-projeto-escolha-do.html

    ResponderEliminar
  2. Minha amiga tão amada, espero que você consiga descansar enquanto esta com o pé machucado.Sua torta ficou deliciosa, ideal para visitas inesperadas.Te gosto muito, e quero te ver sempre bem, viu.Beijos e uma semana abençoada e protegida com o manto de Maria.

    ResponderEliminar
  3. Obrigada, minha querida amiga, agora só o tempo.
    beijinhos.

    ResponderEliminar